sábado, 14 de abril de 2012

Uma metáfora sobre o conhecimento, mas de uma forma menos dolorosa ou útil que a de Platão

Acordei cedo, era ainda penumbra; por cima do colchão onde eu dormira, um interruptor, daqueles de ar-condicionado - mas não havia ar condicionado; era simples e somente um interruptor na parede. Meu primeiro impulso foi o de apertar, aliás, apertar não, não havia nada a ser apertado... qual o termo certo? Comutar? Enfim, "ligar" o que quer que fosse ligado a ele. Mas freei o pensamento. O que aconteceria caso eu ligasse ou, ainda pior, desligasse o que quer que fosse? Que tipo de mudanças no mundo, na realidade, na vida, minha e dos outros, eu estaria desencadeando? Que maravilhosas ou terríveis consequências viriam disto? Valeria a pena? Me arrependeria amargamente?

Parei de pensar e continuei parado
Passou-se tempo
"Foda-se"

A curiosidade ganhou, a vontade de conhecer prevaleceu, empurrei o botão (ou alavanca, comutador, sei lá), já aguardando suas derradeiras consequências, fossem quais fossem. Meu coração acelerara e a respiração parara.

A realidade mudou!!!!
Espera...
Nada? Nada! Nada...

Que decepção... Nada aconteceu. Olhei em volta para me certificar confirmei: nada ocorrera. Decepção... Puxei o botão de volta e voltei a dormir.

5 comentários:

  1. E Platão insistindo para que os outros também apertassem o interruptor... Que insanidade! (:

    ResponderExcluir
  2. ehaheaehaeha né! frustração danada essa! Platão era doido, nem sempre um interruptor tá ligado a uma luz. E nem sempre a luz é tão forte que machuca os olhos. Maldita metafísica!

    ResponderExcluir
  3. E a partir desse momento o homem começou a ignorar todos botões/alavancas que aparecessem na sua frente. Se nada aconteceu antes, porque aconteceria agora?

    Será que não mudou mesmo? Será que o esforço de ligar o interruptor já não adquire uma ideia de mudança, uma força mental e física foi gerada pra esse fato suceder, a primeira calculando os riscos de uma alavanca/botão instalados em seu quarto, a segunda para o ato em si e a primeira novamente para uma percepção de um nada.

    Talvez o homem seja muito egomaníaco. Tudo que aperte quem que se transformar, tudo que toca tem que deixar de ser o que era antes, e tem que ser melhor. Todo interruptor tem que desembocar uma luz que iluminará toda a humanidade, porque sou homem e tenho um polegar opositor que me capacita a ligar botões.
    Meh, dedo do meio também liga botão.

    Não sei onde quis chegar UAHSUSAHS,acho que apertei todos os interruptores e nada se acendeu. Ei de achar mais alguns, quem sabe explode-se o mundo num desses.
    Ok, parei, perdão, Breno! Não faço mais!

    (seu post me fez pensar)
    (dá-lhe Platão e sua insistência insana)

    ResponderExcluir
  4. ERRATA: *tudo que aperte tem que se transformar
    *Hei de achar
    (sim, é o sono)

    ResponderExcluir
  5. brilhante, horacio, tomo isso como crítica e a aceito feliz! mudou-se sim, concordo com você, alguma coisa ao se apertar o interruptor, no mínimo, agora eu sei que o interruptor não faz nada. no entanto, não houve aquele sol que cega e machuca os olhos, tão iluminado é o conhecimento. essa metafísica absoluta de platão q me incomoda. essa ideia de que o conhecimento é grandioso. nem sempre. e nem sempre está ligado a algo que nos seja de fato util. e eu estou cheio de contradições, falando coisas que eu nem sei se concordo. o texto é, resumidamente, apenas um contraponto ao platão. e oh tamanha prepotência de minha pessoa ao achar que posso ser um contraponto justo a um dos criadores do modo de pensar ocidental. hoho, mas não custa tentar.

    ResponderExcluir