sexta-feira, 2 de julho de 2010

"No trabalho e chocada", por Rosanna Hermann

Este é um texto antigo (de 2004) escrito pela jornalista e blogueira Rosanna Hermann, mas atribuído a Herbert Vianna, sabe-se lá porque. Enfim, eu gostei bastante dele e espero que vocês também. Foi escrito na época que o vocalista da banda LS Jack entrou em coma após um problema na cirurgia de lipoaspiração...


"É possível isso? É admissível isso? Um rapaz de 27 anos ter uma parada cardíaca e entrar em coma após uma cirurgia de lipoaspiração? Pelo amor de D'us, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?











Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu.


Hoje, D'us é a auto imagem.


Religião, é dieta.


Fé, só na estética.


Ritual é malhação.










Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.


Gordura é pecado mortal.


Ruga é contravenção.


Roubar pode, envelhecer, não.


Estria é caso de polícia.


Celulite é falta de educação.


Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.


A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?










A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem.


Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa.


Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa. Não importa o outro, a humanidade, o coletivo. Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.










Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas... uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser.






D'us permita que ele volte do coma sem seqüelas. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.






PS - Desculpe o desabafo, o texto em um fôlego só. Mas sabe, isso é um blog."

7 comentários:

  1. Não vou entrar no mérito de falar que essas pseudo-top models não são bonitas, muito pelo contrário são repugnantes mas do meu ponto de vista o grande problema dessa história toda é o futuro que isso vai gerar. Estamos vivendo em um mundo controlado pela mídia onde o certo e o errado são ditados pela novela das 8. Eu gostaria de entender em que momento da história foi estabelecido que pensar era errado e que o certo seria seguir segamente tendências que muitas vezes nem nos satisfazem por completo e mais, eu fico imaginando quem esta por traz disso tudo, quem em um belo momento diz que é errado usar determinada roupa ou maquiagem e que o certo é sermos todos iguais.

    Algo que me deixa completamente desacreditado de qualquer possibilidade de conversa, e creio que qualquer homem que busque algo mais que uma bunda ambulante também se sente assim, é ver mulheres usando aquelas saias onde a cintura fica quase na altura dos peitos e a saia acaba pouco depois da bunda deixando a calcinha praticamente a mostra. Esse tipo de saia costuma ser tão apertada que impossibilita a mulher de andar dando a elas uma andar bem parecido com o de um pato e também gera a necessidade de andar constantemente abaixando a saia. Posso estar sendo extremamente determinista mas para mim quem usa algo assim não tem capacidade de escolher a própria roupa e vestir aquilo que lhe melhor agrada, sinal claro da total massificação da sociedade.
    Eu acredito que essa moda tenha começado com as paniquetes do panico na tv que por acaso são outras personagens caricatas e desejadas pela grande maioria dos homens e que para mim não passam de mulheres deformadas sem nenhuma feminilidade e muito menos amor próprio mas não vou me aprofundar nisso pois isso é outro assunto.

    ResponderExcluir
  2. discordo severamente, victor... hipocrisia minha dizer que modelos são feias, modelos são bonitas, sim, por isso são modelos. É a modelo que começou nas passarelas com 16 anos esperando ganhar dinheiro e ser admirada, sem pensar que, alguns anos depois, sentiria um medo voraz da demissão. É a modelo que não se formou profissionalmente em nenhum curso técnico e que sabe, se for demitida, vai vender roupas no shopping. É a modelo que vive sobre uma constante pressão de não engordar, do medo das milhares de garotas mais novas e mais magras que ela ansiosíssimas para entrar nas passarelas. A culpa não é dessa modelo, não é repugnante querer ser admirado e querer ser bem sucedido, a culpa não é dela que hoje a beleza seja mais bem paga do que a inteligência, a caridade. Não é culpa da modelo, ela está apenas jogando o jogo, e sofrendo com isso. Estética sempre foi um ponto vital na nossa sociedade, claro que ela muda com o tempo, se antes a obesidade era sinonimo de abundancia e atraía outros, hoje a magreza é que é sinonimo de beleza. Mas somos seres vaidosos, e, apesar de andar esculachado e sem pentear o cabelo, não posso negar que faço parte desse círculo de vaidade. Sou um ser humano, afinal. E não posso negar que gosto também de ver uma garota bonita.

    Piriguetes, como são chamadas, também jogam de acordo com o jogo. Victor, você precisa entender que não são elas que fazem as regras, e que, se elas não jogarem de acordo, podem muito bem ser excluídas, como um homossexual na igreja ou um afegão nos estados unidos. Cada um sabe do que gosta, novamente, tudo é uma questão de admiração: se para a garota ser admirada compensa o desconforto, então tudo bem para ela, não é? Quem somos nós para dizer o que o outro tem ou não tem que fazer? Não se julga os outros pela roupa que usam. Somos seres vaidosos, repito, e gostamos de ser admirados de acordo com nossos atributos, se você é sarado você vai tirar a camisa na rua, se você é inteligente você vai tirar notas altas, se você é engraçado você vai contar piadas... e se você tiver uma bunda grande, você vai mostrá-la. e hoje, a bunda importa bastante. Não culpe o pânico, eles apenas seguiram o fluxo, lembro da época em que as panicats eram maniquetes, manequins em vez de gostosas. Mas eles perceberam que o povo gosta de gostosas e contrataram gostosas... ora, a culpa é deles? eles só querem audiencia... por fim, a culpa não tem dono, de certa forma... a vida, o mundo não é maniqueísta a ponto de se colocar culpa em um sujeito, um responsável e pronto. Foi culpa do Felipe Melo que o Brasil perdeu? ou foi do Dunga? Ou foi do Kaká, jogando machucado? Ou foi do Snidjer? Enfim... como disse o sábio anão Dunga, "a culpa é de todos".

    ResponderExcluir
  3. Estar magra, sentir-se bem com seu próprio corpo não é pecado, é bom. O problema começa quando isso se torna uma obsessão, como a própria autora do texto falou.

    "Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas... uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser."

    Nada obsessivo é saudável.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a mídia... eu ainda vou dedicar um post só para ela... mas se prepare... porque não vem exatamente como você espera... Muita reflexão me fez chegar a um ponto distante do que eu pensava a uma semana atrás... mas não tanto.

    ResponderExcluir
  5. Eu depositei uma grande carga pessoal no meu comentário, pessoalmente eu acho algo repugnante mulheres absurdamente magras ao ponto de se ver seus esqueletos e não acho nada feminino nem sensual uma mulher com corpo de halterofilista porem isso é meu ponto de vista e não é para ser o de mais ninguem e se for que não seja por minha influencia. Se uma top model se sente bem vivendo sem se alimentar e com corpos absurdamente magros que na minha opinião podem ser tachados de deformados eu acho extremamente aceitável só que como você mesmo disse esse não é o caso, tudo bem que existem excessões mas não estou tratando delas neste momento. A partir do momento em que elas desenvolvem doenças como bulimia e anorexia por pressão social e profissional isso passa a ser um grande problemas e este sim deve receber atenção de todos.
    Muitos não entendem a minha critica a mídia então vou tentar explica-la superficialmente de forma breve, eu não sou contra a mídia e nem acho que deveriam acabar todas as emissoras de televisão do mundo pois é da mídia que nós recebemos a maioria das informações da qual temos acesso seja essa mídia televisionada, escrita ou expressa na internet e é claro que ela tem um papel importante na formação do ser humano porem a minha critica vai para as pessoas que seguem religiosamente qualquer coisa ditada pela moda ou algo do tipo sem antes parar para refletir se isto é ou não o correto e como vivemos em um mundo capitalista milhares de instituições se aproveitam desta "ingenuidade" social para arrecadar capital. Essa situação se torna um ciclo e se agrava cada vez mais.
    Eu não sou hipócrita ao ponto de falar que não me importo com o que as pessoas pensam de mim e o modo como eu me visto pois todos nós nos importamos, uns querem causar espanto outros querem despertar atenção sexual porem todos se importam porem não me deixo levar por isso pois a vida vai muito alem disso com problemas muito maiores que a marca da calça jeans que você está usando e infelizmente esses valores deturpados foram impostos pela mesma mídia que nos educa, cabe as pessoas escolherem de que forma vão utilizar esta mídia e o mais importante de tudo, saber questionar toda a informação que chega até elas e se posicionar de alguma forma perante ao apresentado ao invés de simplesmente toma-lo como verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  6. No fundo os grandes culpados por esta situação somos nós pois a mídia é capitalista e seu único objetivo é arrecadar lucros logo ela mostra o que a população quer ver e enquanto não houver uma mudança na forma de pensar da sociedade as coisas continuarão como elas são. A verdade é que é muito mais cômodo se utilizar de idéias e argumentos pré-estabelecidos por alguma instituição do que fundamentar sua própria opinião e a população vive nesta comodidade e por isso eu digo com veemência de que toda massa é burra por girar em torno de uma idéia pré-estabelecida sem refletir sobre esta.

    ResponderExcluir
  7. Agora sim!!! Excelente comentário, Victor. Não acrescentaria nada. Claro que poderíamos confabular mais sobre a tirania midiática, mas não creio que seja o lugar... de qualquer forma, parabéns, percebi um grande amadurecimento no seu comentário. Abraços.

    ResponderExcluir