quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Mídia Imparcial e o Fenômeno Michael Jackson, Parte 2: Intervalo - O Que é o Fenômeno Michael Jackson?

Prelúdio do Intervalo 


Correria, gritos, brigas, censuras, câmeras, ação! O julgamento terminou, todos querem saber o veredito do Juiz sobre o caso do Rei do Pop, todos querem festejar ou protestar, dependendo de quem seja e de qual o resultado. Ele é inocente! Michael Jackson é inocente! Surpreendentemente! Mas ele estuprou um garotinho! Sim, ele é um monstro! Não é um monstro! Vocês que são. Vocês que são. Vocês que são. Vocês que são.


O Fenômeno Michael Jackson - Explicação


Tomei a liberdade de conceber o que eu chamo de “Fenômeno Michael Jackson” até descobrir que tal coisa já existia. Não importa... não importa de quem é a autoria do nome, o que importa é que O Fenômeno de fato existe, ou pelo menos existiu. Para falar a verdade, ele ainda se propaga pelos rádios e iTunes pelo mundo. Enfim... vou explicar logo o que é O Fenômeno.

Desde o início de sua carreira solo adulta, quando Michael deixou de ser o garotinho fofo daquele grupo de irmãos, pudemos ver o resultado do que eu chamo de Fenômeno Michael Jackson, isto é, as pessoas viam em Michael muito mais do que um simples artista, elas viam, por exemplo, um símbolo da etnia negra: numa época em que os grandes sucessos nos Estados Unidos eram brancos (além do preconceito racial presente na maioria das rádios norte-americanas, que só tocavam rock e músicas de brancos), Michael chegou com toda sua negritude, apresentando uma mistura de Black Music, com Swing e sabe-se lá o que mais, ganhando Grammys e diversas críticas positivas, além de milhões de fãs.      
                                                                                                                    
Michael se tornou então o representante negro da música pop, o que, mais tarde, se tornou algo político: Michael se tornou um símbolo do movimento negro, e, por que não, uma inspiração para todo um movimento de igualdade étnica.

Quando Michael sofreu um acidente durante a filmagem de um comercial da Pepsi, Ronald Reagan, então presidente dos Estados Unidos enviou uma carta a ele. A carta dizia:

“Dear Michael,

I was pleased to learn that you were not seriously hurt in your recent accident. I know from experience that these things can happen on the set—no matter how much caution is exercised. All over America, millions of people look up to you as an example. Your deep faith in God and adherence to traditional values are an inspiration to all of us, especially young people searching for something real to believe in. You’ve gained quite a number of fans along the road since “I Want You Back,” and Nancy and I are among them. Keep up the good work, Michael. We’re very happy for you.

Sincerely,

Ronald Reagan”

E, em tradução livre:

"Caro Michael,

Eu fiquei satisfeito de saber que você não foi seriamente machucado em seu acidente recente. Eu sei por experiência que essas coisas podem acontecer no set – não importa quanto cuidado tenha. Por toda a America (Estados Unidos), milhões de pessoas pensam em você como um exemplo. Sua profunda fé em Deus e aderência aos valores tradicionais são uma inspiração a todos nós, especialmente aos jovens procurando algo real em que acreditar. Você ganhou um bom número de fãs ao longo da estrada desde “I Want You Back”, e Nancy (a esposa dele) e eu estamos entre eles. Continue com o bom trabalho, Michael. Estamos felizes por você.

Sinceramente,

Ronald Reagan”

Foi nesse mesmo ano de 1984 que, meses após o acidente, Michael gravou o videoclipe de Thriller quebrando recordes de vendas e conseguindo seu nome na Calçada da Fama, em Hollywood.

Michael Jackson quebrou barreiras culturais usando apenas sua música.

Em 1985, Michael inspirou milhões ao compor, em parceria com Lionel Richie, e cantar, com mais 43 artistas, o single ”We Are The World”, que rendeu 55 milhões de dólares para a campanha “USA For Africa”, que visava auxiliar famílias pobres africanas. O evento serviu de inspiração para, em 2010, a criação do “We Are The World 25 For Haiti”, que aconteceu na abertura das Olimpíadas de Inverno em Vancouver, Canadá, após o terrível terremoto que devastou o Haiti. Uma foto do já falecido Michael Jackson foi mostrada durante a apresentação.

Na verdade, eu demoraria muito para citar cada ação caridosa de Michael Jackson, por isso, segue aqui uma lista delas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_a%C3%A7%C3%B5es_caridosas_de_Michael_Jackson


Michael inspirava (e ainda inspira) nas pessoas um sentimento de altruísmo, de esperança, de superação e de bondade. Ao mesmo tempo, sua imagem foi sinônimo, para muitos, de ódio, repulsa e preconceito. Seja qual for seu sentimento em relação a Michael, você tem um, é impossível ser indiferente ao artista. Tanto que na estreia de seu videoclipe “Black or White”, cerca de 500 milhões de telespectadores assistiram, o que é um recorde, e tiveram uma reação contra algumas cenas agressivas de Michael (simulando o instinto de uma pantera, justificou o cantor).

Michael Jackson foi uma catarse ambulante. Não é de se espantar que a imprensa o perseguisse como um rato que persegue seu pedaço de queijo. A reação parasitária da mídia sensacionalista fez parte de Michael, em sua vida, e em sua morte. E não foi diferente quando, em 2003 – 2005, Michael Jackson foi, pela segunda vez, para o julgamento por abuso infantil, a imprensa estava lá.

Toda ela.

*Um link interessante relacionado ao post: http://www.direitoshumanos.etc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2986:michael-jackson-e-o-movimento-pelos-direitos-civis&catid=19:civil&Itemid=161

2 comentários:

  1. Não posso falar muito do MJ pois nunca me interessei muito por sua história pelo fato de não gostar do seu estilo musical, porem não posso negar o tamanho de sua genialidade revolucionando a musica. Posso estar errado mas ultimamente o que me vem a cabeça ao pensar no grande rei do pop é um gênio confuso, um louco perdido em seu mundo, abusado na infância, com traumas e medo de crescer que foi brutalmente violentado pelo imprensa nessa perseguição aos escândalos absurdamente rentaveis.

    ResponderExcluir
  2. obrigada por me fazer parar;ler;refleti;chorar;me aliviar;me emocionar;sonharrrrr voce faz parte de uma nova geração que bom que voce é quem é; com amor mais uma vez obrigada

    ResponderExcluir