sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher!

Apesar de 1 dia atrasado...


Dia 8 de março. Creio que nunca dei muita importância a este dia... Achava uma babaquice, um motivo pra vender flor e fazer promoção em salão. Bom... eis que chega o dia em que eu mudo completamente de ideia. Este é o primeiro dia internacional das mulheres que eu respeito e é também, não por acaso, a minha primeira semana de aula na faculdade. Em apenas 4 dias dentro do IFCS, aprendi a respeitar diversas mulheres lá dentro que assumem a postura de mulher. Postura de mulher... que porra é essa? Se me perguntassem semana passada, eu diria que a feminilidade é a delicadeza, a graciosidade e essas porras clichês do século XIX. Uma visão romântica da mulher, a pura, a virgem, a delicada, etc, mas também uma visão extremamente machista. Ser mulher, eu concluí hoje, não é usar maquiagem e saber andar, ser mulher é saber dizer "eu sou uma mulher" sem vergonha de o ser. É poder ser dona do próprio destino e da própria vontade e não ser um apêndice sexual ou o que for do homem. (Cá entre nós, essa porra de romantismo é puro fetiche.) Ser mulher é, além de tudo, saber ser e não saber ser humana. Como todos nós. Ser mulher é ter personalidade e não deixar que barreiras inexistentes impostas pela sociedade a impeçam de ter prazer, de ter vontade, de ter sonhos, de ser mulher. Ser mulher é também ser doce e carinhosa, mas isso é ser homem também, isso é ser humano. Essa separação tão nítida de mulher e homem não é tão nítida assim. Ser humano é sempre uma constante que vai impedir isso de acontecer. Por mais que tentemos diferenciar os sexos, por mais que tentemos promover essa irrisória "guerra", ela não existe. Não pode existir. Diminuir a mulher é um botão de auto-destruição. Diminuir a mulher é nos diminuir como seres humanos e, portanto como espécie. É regredir para nem sei quando. O problema é que ainda fazem isso. Ainda vivemos num mundo patriarcal, ainda acreditamos em religiões patriarcais e ainda temos um Deus comum homem. É ridículo pensar que o gerador de todo o Universo pudesse ser um homem e, no entanto, é isso que acontece na cabeça das pessoas. Como pode? Como pode a mulher ainda se violentar, se agredir para agradar o homem? Ser uma gueixa aos olhos da sociedade... No dia da mulher, dou os parabéns a minhas irmãs, não porque são delicadas ou lindas ou o caralho a quatro que for, mas porque são mulheres, e isso já é uma coisa admirável por si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário