quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Discutir Cultura?!

                                                   - Que quadro feio!!
                                                                    - Você acha? Eu gostei.


Certo dia um amigo meu me disse "Cultura não se discute". Ele não foi a primeira e nem a última pessoa que me disse isso...  afinal, caiu na mente do povo que "cultura" não se discute. Antes de eu apresentar uma antítese para esta teste, vamos entender o que é "cultura".

Pelo que eu aprendi nas aulas de filosofia, "cultura" é tudo aquilo que é produzido pelo homem de forma que modifique o ambiente a sua vontade. Então, temos cultura nos livros, nas arquiteturas, nos quadros, nos rituais, nas religiões, nas roupas, na linguagem. Praticamente tudo o que fazemos ou desejamos é um produto de nosso "nicho cultural", algumas excessões são nossas necessidades fisiológicas, beber, comer... e até mesmo nisso está inserido um grande peso cultural: o que comemos, o que bebemos e a posição com que fazemos sexo é tudo cultural. Cultura é tudo o que o ser humano se envolve. Não discutir a cultura é não discutir nada.

"Existem várias culturas", ele disse "e você não pode achar que a sua é melhor que a outra". Pois eu vejo a coisa de uma forma diferente. Existem várias culturas, sim, mas sou a favor da antropofagia cultural, a mistura de culturas, pegando o melhor de cada uma. Veja, do meu ponto de vista não existem diversas culturas, apenas uma, fragmentada. Do meu ponto de vista, não existe a cultura indiana-hindu, ou a cultura judaica, existe sim a cultura humana, com suas vertentes. Seja qual for a religião, a nacionalidade ou a etnia, ainda se trata de seres humanos. Seres humanos como eu e provavelmente como você também, possível leitor.
Antes de seres culturais somos seres humanos e todo o resto é consequencia disto. Como seres humanos devemos respeitar, antes de mais nada, nossa humanidade, e só depois nossa cultura. Se existe uma cultura que prega o maltrato ao ser humano, à vida, é nosso dever como ser humano e como ser vivo criticá-la. Discutí-la. Desenvolvê-la. Incorporá-la à "nossa" própria cultura, quem sabe e também incorporar "nossa" cultura a ela, cada uma doando o que tem de melhor para estabelecer uma cultura mais desenvolvida, mais humana.
Assim funcionam as ideias, são discutidas, debatidas e evoluídas. Não é algo de colocar seu ponto de vista a cima de outros, é totalmente diferente, é colocar o meu e o seu pontos de vista à prova, para assim construirmos um consenso melhor. Vivemos numa era de globalização e negar a conexão entre as pessoas hoje é como dizer que a Terra é plana. Pra um brasileiro falar com um japonês e trocar informações, todas elas partes da cultura de cada um é um clique. Vemos tantos exemplos de mistura cultural... como podem dizer que cultura não se discute?
Cultura foi feita pra se discutir, se discutiu cutura quando Copérnico e Galileu, cada um em seu tempo, questionaram o geocentrismo e apontaram o heliocentrismo, questionaram cultura quando Martinho Lutero questionou a igreja católica. Discutimos cultura todos os dias, seja lendo uma revista, seja vendo o jornal. Diabo, quando ficamos putos com os garotos que bateram no menino gay na Paulista, discutimos cultura. Quando falamos mal ou bem de uma banda, discutimos cultura.

Não querer discutir religião, política ou qualquer outra manifestação cultural é uma forma de fuga, é a demonstração de insegurança e incerteza que se tem com a própria cultura. Defender seu ponto de vista e discutí-lo com outros não é nada senão louvável. Forçar ele é outra história.

O problema não é a cultura ser discutida. O problema é justamente o contrário, é quando não discutimos, quando forçamos "nossa" cultura goela abaixo. Mas para abrir mão de ideias que foram enraizadas em nossas mentes desde que nascemos, é preciso ter uma cabeça extremamente aberta... coisa que muita gente não tem hoje em dia.

Mas é uma questão de tempo.




* O quadro se chama "Mujer a Llorar", de Pablo Picasso e sua beleza é uma questão de entender sua perspectiva.

4 comentários:

  1. É por isso que eu digo: Ainda bem que você não desistiu do Blog! ^^

    ResponderExcluir
  2. que bom ler saúde nas discussões que ajudam a refetir e buscar um homem uma sociedade mehor; continuar escrevendo é um bem que voce nos dá.

    ResponderExcluir
  3. Maria de las dores
    O texto e o desenvolvimento está bem legal parabéns.

    ResponderExcluir