quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Amor Existe?

É uma pergunta plausível, o amor existe? quer dizer... depende, claro da sua concepção de amor. Adimitindo que o ser humano é extremamente variável e que cada um sente de um jeito o que todos chamam pelo mesmo nome, o amor é algo muito mais que abstrato, algo inatingivel para uma concepção coletiva. Por isso, eu vou usar a minha própria concepção de amor, que é romantica, eu sei, mas não importa muito.

Para mim, amor é a taquicardia sempre que você vê aquela pessoa sorrir, seus olhos cintilarem, seu cabelo brincar com o vento... Amor é sim a atração, em todos os momentos, o descobrir o corpo de seu parceiro, sempre com prazer, sempre com respeito, mas muito mais que isso, o amor transcende o físico e o corpóreo, amor é a dor no peito quando quem você ama está triste, é a furiosa empatia que nos toma conta junto dela, seja esta pessoa um parente, um amigo ou uma namorada. Amor é compreender o outro sem muitas palavras, é sentir-se bem somente com a presença de quem ama. É o conforto que apenas lembrar da pessoa traz, é o respeito mútuo. É, por fim, amar.

Mas isso existe? Quero dizer... não posso dizer que não exista momentaneamente... mas o amor é de fato constante, eterno? O amor se desgasta? O amor que trascende o físico consegue sobreviver ao próprio físico?
Bom, certamente que o "amor" foi vulgarizado ao extremo hoje em dia, ouvimos "eu te amo" para qualquer ficante de carnaval, só para, duas horas depois, falar para os amigos que pegou uma vadia muito gostosa. Ora, ainda existe o amor? ou melhor, algum dia este amor existiu? Será o amor uma exclusividade para poucos, apenas para quem está aberto para a possibilidade? Para os mais sonhadores, talvez... Quem sabe este meu amor não seja uma reação psicológica minha a qualquer coisa? O amor existe? ou só existe o medo da solidão, o apetite sexual insaciável e um conjunto de hormônios? Já dizia o poeta:


"Eu não quero te iludir
Eu falo porque tu gosta de escutar
Na hora do amor, eu falo até que vou casar
Quer fidelidade, arruma um cachorro
Quer romance, compra um livro
Quer amor, Volta a morar com seus pais mulher"

tirado de :"MC LUAN - PENTADA VIOLENTA"


Afinal, o Transcendental é o sentimento ou a palavra, o conceito?

5 comentários:

  1. Caro Breno, não creio na inexistência do amor, pelo contrário, eu acredito que o amor é um sentimento muito presente na vida de todos, até mesmo aquelas pessoas que atingem seu objetivo de vida a cada vez que fica com mais pessoas em uma noite. Porem existem varias formas de amar, você pode amar pessoas, cores, formas, numeros, letras, rotinas e existe hoje em dia um grupo muito crescente de pessoas que ama agir como se não existisse o amor. O amor é algo muito abstrato, apesar de um sentimento tão singelo é com certeza a força mais forte que já me golpeou nesta vida e eu posso dizer com convicção que entre meus muitos amores existe uma menina em especial com um sentimento que me corresponde e eu acredito que se até eu sou capaz de amar assim porque as outras pessoas não seriam?

    ResponderExcluir
  2. o amor pode apenas ser uma necessidade psicológica preenchida pelo seu cérebro, ora porque nao? somos bombardeados desde crianças com a ideia de amor, desde contos de fadas mutantes da disney até a novela das oito, passando por hollywood. Não é de adimirar que entendamos o amor como algo tão presente na nossa vida, ele é, mas como palavra.

    podemos dar ao que sentimos a tola noção de amor, quando na verdade é tesão, ou paixão... o que quero dizer é: tem gente que precisa amar, que quer acreditar que ama, e tem gente que não. E essas pessoas que não precisam, geralmente conseguem ver o amor como ele se tornou: um sentimento vazio de tão abstrato, inalcansavel, ou seja, uma palavra que pode significar "sexo" se usada na hora certa. Ei, não to dizendo tambem que o amor não exista, estou apenas contra argumentando... se o amor existe, ele foi esquecido por muitos, ou ignorado. A empatia em si, mesmo sem a intensidade do amor, está sendo fortemente deixada de lado. Sintomas do capitalismo, rs...

    Não posso opinar no seu caso, victor, porque não conheço a relação de vocês, mas poderia dizer se tratar de uma paixão adolescente... ora, com hormonios a mil e uma compatibilidade psicologica, é claro que vão sentir alguma coisa. Mas isso vai durar quanto tempo?

    Bom, eu espero estar errado... ainda quero e quero muito acreditar no amor, no respeito, mas está cada vez mais difícil... abraço.

    ResponderExcluir
  3. Encarando desta forma podemos comparar o amor a deus, há aqueles que insistem em afirma que ele existe, que já o viu, já sentiu-o porem não existe prova, no meu ponto de vista deus é apenas um artifício criado pela mente humana para explicar verdades dolorosas ou complexas demais. No meu caso como eu estou vivendo-o ou tenho a agradável ilusão de que o estou vivendo-o afirmo de forma veemente que ele existe e que mesmo que seja um sonho eu não tenho a pretensão de acordar.
    O amor no contexto social atual é banalmente usado em qualquer esquina para os mais diversos fins como uma simples transa e talvez isso tenho destruído os conceitos do amor e criado a tal duvida sobre sua existência.
    Porem uma coisa que você não pode culpar o capitalismo de ter feito é de destruir o amor pois este é um negócio bem lucrativo que não seria facilmente desperdiçado pelos burgueses (rs).

    ResponderExcluir
  4. não é o amor que é lucrativo, mas a ideia dele, a ideia que, completamente deturpada, nos diz para comprar algo no dia dos namorados, ou no natal. Amor não é material, ele transcende isso, amor é o demonstrar afeto sempre, saber que é amado é uma das melhores coisas do mundo, mas já não tenho tanta certeza de até onde esse amor vai... minha ideia de amor é algo constante, absoluto, não a limitada concepção de paixão. Paixão é passageira, amor é eterno. Paixão é sexo, amor é relação. Paixão é tesão, amor é descobrir seu parceiro todo o dia, é conhecê-lo, seu corpo e sua mente. Mas o amor se tornou futil, se tornou corriqueiro, se tornou mais uma palavra, como herói se vulgarizou, como a amizade e o respeito também. Valores que, antes vibrantes, se tornaram vazios cinzas. Considerar que o amor existe é algo problemático... vou fazer um post esses dias explicando o porque.

    ResponderExcluir
  5. O amor para mim é como uma jóia, rara e cara, que todos fazem de tudo para alcança-la e quando alcançam querem lapida-la. O amor hoje em dia é mais um pretexto para qualquer outra coisa quando deveria ocorrer o inverso, o amor deveria ser o produto final e não o método de agir.

    ResponderExcluir